TMS - Terminal Multipurpose de Sines

O TMS – Terminal Multipurpose de Sines iniciou a sua exploração em 1992 em regime de concessão de serviço público à empresa Portsines, e está vocacionado para a movimentação de granéis sólidos, carga geral e ro-ro.

Dispõe de 4 cais de acostagem, com um comprimento total de 645 metros no extradorso, e 296 metros no intradorso. Com fundos até 18 metros ZH, permite a receção de navios até 190.000 toneladas Dwt.

Para a movimentação de granéis sólidos, nomeadamente o carvão para as centrais termoelétricas nacionais, o terminal está equipado com dois pórticos com uma capacidade média de movimentação de 2.000 toneladas por hora cada. Dispõe ainda de um parque de armazenagem de carvão, sendo o seu escoamento tipicamente realizado por tapete rolante para a central termoelétrica de Sines, e por ferrovia para a central termoelétrica do Pego.

Para a carga geral existe uma ampla área de cais e de armazenagem que permite o célere escoamento das mercadorias quer através da rodovia e da ferrovia, existindo lotes disponíveis para a instalação de empresas na área adjacente ao terminal.

Caracteristicas Terminal Multiporpose.pdf124 Kbytes

Principais características:

– 4 Cais de acostagem
– Comprimento do Cais: Intradorso: 296m, Extradorso: 645m
– Fundos até -18m/ZH
– Navios até 190.000 Dwt
– Principais Mercadorias Movimentados: Granéis Sólidos, Carga Geral e Ro-Ro