TCS - Terminal de Contentores de Sines

O Terminal de Contentores de Sines, denominado Terminal XXI, iniciou as suas operações em 2004 sob uma concessão de serviço público da empresa PSA Sines - Terminais de Contentores S.A.

Com um plano de desenvolvimento faseado e sustentado, o Terminal XXI oferece fundos naturais até 17 metros ZH, permitindo a acomodação de grandes navios porta-contentores que realizam rotas intercontinentais, e de navios das respetivas ligações por feeder.

Atualmente com um comprimento de cais de 940 + 200 metros, dotado de 10 pórticos “pós-panamáx” e “super pós-panamáx” e 2 gruas móveis, o terminal oferece uma área de armazenamento com 42 hectares e uma capacidade de movimentação anual de 2.300.000 TEU.

Com o acordo assinado entre APS e PSA Sines, este terminal será alvo de um plano de expansão que dotará esta infraestrutura de uma frente de cais de 1.950 metros (atualmente 1.040 m), dividida numa frente de 1.750 metros e outra de 200 metros, permitindo uma atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e de um feeder; uma instalação de mais 9 gruas “super pós-panamáx” (no total de 19), 30 pórticos de parque e equipamento de transporte; a expansão da área de armazenamento dos atuais 42 para 60 hectares; e o aumento da capacidade dos atuais 2.3 para 4.1 milhões de TEU.

No que diz respeito ao hinterland, o Terminal XXI dispõe de ligações diretas para redes nacionais ferroviárias e rodoviárias, ambas integradas no corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes. Por outro lado, e a fim de respeitar o crescimento previsto para este terminal, encontra-se em execução um plano de evolução e expansão de acessos ferroviários, no âmbito do  Plano de Investimentos em Infraestruturas - Ferrovia  2020 que permite garantir uma intermodalidade adequada às ligações nacionais, reforçando ao mesmo tempo as ligações ao interior de Espanha, particularmente com a região de Madrid.

No que respeita ao Foreland, o Porto de Sines oferece semanalmente ligações diretas de carga contentorizada aos principais mercados mundiais de produção e consumo. Relativamente à conectividade, o Porto de Sines regista anualmente tráfego com cerca de 80 países e aproximadamente 200 portos em todo o mundo.

Características atuais:
- Comprimento do Cais: 946m + 200m
- Fundos até -17m/ZH
- Capacidade de movimentação: 2.300.000 TEU
- Movimentação de Contentores: 10 pórticos postpanamax e super postpanamax + 2 gruas móveis

Consulte o resumo dos serviços regulares atuais aqui

Consulte os motores de busca das companhias de navegação:

- MSC

- MAERSK

- HAPAG LLOYD

- WEC Lines