TCS - Terminal de Contentores de Sines

O Terminal de Contentores de Sines, denominado Terminal XXI, iniciou operações em 2004, sendo operado em regime de concessão de serviço público pela empresa PSA Sines (PSA – Port Singapore Authority).

Com um plano de desenvolvimento faseado e sustentado, o Terminal XXI oferece fundos naturais até 17 metros ZH, permitindo a acostagem dos grandes navios porta-contentores das rotas transcontinentais e dos navios das respetivas ligações por feeder.

Atualmente, com um comprimento de cais de 946 + 200 metros e dotado de 9 pórticos post-panamax e super post-panamax e 2 gruas móveis, o terminal tem uma área de armazenagem com 39,1 ha que permite disponibilizar uma capacidade total de 2.100.000 TEU por ano.

No que respeita ao hinterland, existem ligações diretas do TXXI às redes nacionais rodoviária e ferroviária, estando estas integradas no corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes. Por outro lado, para dar resposta às projeções de crescimento, encontra-se em implementação um plano de evolução e expansão das acessibilidades rodo-ferroviárias, no âmbito do Plano de Investimentos em Infraestruturas - Ferrovia 2020, que permitirá garantir a correta intermodalidade para as ligações nacionais e ao interior de Espanha, particularmente à região de Madrid.

 

Características atuais:
- Comprimento do Cais: 946m + 200m
- Fundos até -17m/ZH
- Capacidade de movimentação: 2.100.000 TEU
- Movimentação de Contentores: 9 pórticos postpanamax e super postpanamax + 2 gruas móveis